Coordenador : Juliana Tristão Werneck
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389070.2201.261650.23022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da rede municipal de saúde de Nova Friburgo e arredores, além de alunos de graduação do ISNF.
Local de atuação: Palestras serão realizadas no auditório do ISNF.
Objetivo
Geral Criar materiais de acesso público para a disseminação de conhecimento sobre biossegurança, promovendo palestras de capacitação e reciclagem, além da produção de um e-book visando sanar dúvidas, dificuldades e propor soluções. Específicos 1 Elaborar e divulgar o e-book sobre Biossegurança, de forma gratuita, para os profissionais vinculados à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo e alunos do curso de Odontologia do ISNF/UFF; 2 Promover palestras mensais de capacitação e reciclagem sobre biossegurança para os profissionais vinculados à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo e alunos do curso de Odontologia do ISNF/UFF; 3 Divulgação por meio de redes sociais como o Instagram com informações e dicas sobre biossegurança; 4 Elaborar questionários para coleta de dados referentes à compreensão dos participantes sobre os temas abordados, imediatamente antes e depois de ministrar as palestras; 5 Dialogar com os participantes entendendo suas dificuldades, e procurando soluções; 6 Elaborar questionários para avaliação das palestras ministradas e dos questionários solicitados; 7 Avaliar a qualidade dos alunos egressos quanto a importância da biossegurança e como executar seus procedimentos, através de questionários que serão feitos ao término do terceiro e nono períodos; 8 Recolher dados para elaboração de artigos, painéis e apresentação em jornadas acadêmicas e congressos. 9 Reforçar o aprendizado dos alunos da disciplina de Iniciação à Clínica, promovendo um conhecimento estruturado acerca de biossegurança por meio de apresentações presenciais ofertadas uma vez no período.
Resumo
Como biossegurança entende-se que engloba a prevenção, diminuição ou eliminação de riscos relacionados a uma atividade, por meio do uso de equipamentos de proteção, limpeza, desinfecção e correto manuseio de instrumentos e resíduos. Na atualidade, tal assunto é rico e visto como imprescindível no cotidiano dos profissionais de saúde. Entretanto, muitos deles ainda não praticam totalmente essas medidas, favorecendo o risco de contaminações cruzadas e disseminação de doenças que poderiam ser evitadas de maneira simples. Junto a isso, com o surgimento da COVID-19, a prática odontológica se tornou ainda mais difícil, já que é exercida em ambiente fechado, com uma distância pequena entre profissional e paciente, e instrumentos que rotacionam e liberam gotículas de água e ar. Sendo assim, os cirurgiões-dentistas estão propensos a contaminar ou serem contaminados durante o atendimento. Nesse contexto, cresce a importância de ações de conscientização e educação em saúde, que tragam a temática dos perigos da contaminação cruzada em meio à comunidade e a profissionais da área de saúde. O presente projeto, busca através da articulação entre universidade e sociedade, auxiliar profissionais da rede básica de saúde da cidade de Nova Friburgo, bem como os alunos egressos do curso de Odontologia do ISNF e outros profissionais de saúde, através de palestras de capacitação, elaboração de um E-book sobre biossegurança e divulgação nas mídias sociais. De forma a mitigar os impactos causados pela desinformação, por meio de abordagem dialógica e ações de promoção de saúde de caráter inter, multi e transdisciplinar, sustentado pela indissociável tríade ensino-pesquisa-extensão.